Em um momento em que os santa-marienses não tinham muitos motivos para esperar uma guinada no desenvolvimento econômico, um conjunto de boas notícias chegou para movimentar as expectativas dos empreendedores da cidade: a criação de um grande centro de treinamento para combate com o uso intensivo de simuladores de alta tecnologia, com o investimento de R$ 500 milhões e a vinda de cerca de mil militares a mais para Santa Maria e Rosário do Sul.
Para o empresário Carlos Costabeber, que tem nos militares um dos principais públicos-alvo da sua concessionária, esses investimentos abrem portas para o desenvolvimento do turismo, da tecnologia, do comércio e dos serviços locais, na área imobiliária e com a vinda de empresas de fora para a região. É um cenário em que será provada a capacidade empreendedora dos santa-marienses.
Já o gestor executivo do Arranjo Produtivo Local (APL) Centrosoftware, Santos Viana, acredita que o primeiro ganho que a cidade já está tendo é a forte articulação entre o poder público, os empresários e as universidades para transformar a cidade em um polo de conhecimento e de defesa, oferecendo cursos e oportunidades de qualificação para quem entrar em contato com a cidade de diferentes formas:
_ Estamos trabalhando muito para construir um cenário em que as nossas empresas, que ainda são pequenas, cresçam e possam atender às grandes demandas que estão surgindo. É um sonho que já tem bases sólidas na realidade, como o convênio que foi firmado entre a UFSM e o Exército. Eu vislumbro um cenário em que nossas empresas de tecnologia da informação (TI) estarão fornecendo inovação para o centro de simulação _ conta Viana.
O prefeito Cezar Schirmer é cauteloso, mas não esconde o entusiasmo com os resultados positivos das prospecções de sua administração:
_ Estamos no caminho certo. Santa Maria ingressou em um círculo virtuoso. Estamos otimistas com todas essas movimentações e sinalizações de investimentos, agora, é preciso manter a cautela.